CRONOGRAMA E CRITÉRIOS DE NOMEAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDE SÃO DIVULGADOS PELA SMSA

Em reunião da MeSUS na última segunda-feira, a SMSA divulgou o cronograma e os critérios para nomeações do concurso público para cargos da saúde (Edital 01/2020) e da seleção pública dos ACS (edital 02/2020).

Em síntese, a SMSA deve terminar todas as etapas legais necessárias e homologar o concurso ainda até o final de fevereiro de 2022. As nomeações seguirão ordens de prioridade e deverão ocorrer em seguida.

Antes de iniciar as nomeações, a SMSA vai realizar as transferências dos atuais servidores para as vagas disponíveis, conforme os critérios, prazos e regras de transferências já publicadas e divulgadas hoje pela secretaria. Além disso, deverá abrir possiblidade de opção de 40h para servidores efetivos que também possuem vínculo como contrato administrativo ativo. No entanto, essa possiblidade ainda depende de aprovação final da CCG. A medida é uma reivindicação histórica do SINDIBEL e dos servidores e, se concretizada, será um importante avanço.

Os representantes do SINDIBEL e do SinMed, no entanto, questionaram o fato de que, segundo apresentação da SMSA, os aprovados no concurso só poderão escolher sua lotação para vagas não ocupadas no momento de sua nomeação. Essa medida, inclusive, poderá gerar transtornos para a assistência aos usuários, considerando que se o profissional aprovado no concurso já estiver ocupando uma vaga como contrato administrativo, ele não poderá optar pela sua própria vaga atual. Os sindicatos defenderam que todas as vagas (as não ocupadas e as ocupadas por profissionais em contratação administrativa temporária) sejam ofertadas.

Veja a apresentação da SMSA feita na MeSUS abaixo:

Categories: Notícias, Saúde