POSICIONAMENTO DO SINDICATO REFERENTE AO INCIDENTE ENTRE GUARDAS CIVIS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE BH

O SINDIBEL, que também representa os servidores da Guarda Civil Municipal, lamenta os atos ocorridos entre as categorias de servidores públicos. A presença dos professores em frente à prefeitura se deu no exercício legítimo de suas reivindicações e no mesmo contexto a presença da GCM se impunha no exercício de suas funções da área de segurança.

Contudo, qualquer movimento de reivindicação de demandas sociais tem possibilidade de gerar conflitos. A responsabilidade para manifestações pacíficas é tanto dos dirigentes sindicais quanto dos comandantes das forças de segurança.  Independente das razões e de responsáveis, o incidente não deveria ter ocorrido, principalmente por colocar em conflito servidores da própria Prefeitura Municipal.

Diante disso, o SINDIBEL já encaminhou ofício à PBH, à Secretaria de Segurança, ao Comando da Guarda e à presidenta da Câmara de Vereadores, solicitando que em atos de manifestação de servidores da prefeitura com risco de conflito social, a GCM prioritariamente não seja responsável pelo monitoramento do evento.

Por fim, entendemos a legitimidade das reivindicações da educação e a importância da preservação da Guarda Municipal e do seu papel de força de segurança do município de Belo Horizonte.