POSICIONAMENTO PÚBLICO DO SINDIBEL REFERENTE A NOVA GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O SINDIBEL encaminhou hoje ofício para o Prefeito de Belo Horizonte, a Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, reiterando o seu posicionamento sobre a indicação de Cláudia Navarro para secretária de Saúde de Belo Horizonte. Essa carta foi enviada com o propósito de tornar pública a nossa posição diante do cenário atual com relação à nomeação da atual secretária.

A seguir leia na íntegra o texto encaminhado e o posicionamento do sindicato:

SINDIBEL NA DEFESA DO DIÁLOGO E DA DEMOCRACIA NA GESTÃO DO SUS-BH

O SINDIBEL, sindicato que representa as trabalhadoras e os trabalhadores, servidores e empregados públicos do SUS-BH, reafirma sua posição referente à nova secretária municipal de saúde de BH, Cláudia Navarro.

A escolha e nomeação de secretários é prerrogativa exclusiva do chefe do executivo municipal, o prefeito Fuad Noman. E a missão institucional do SINDIBEL é a defesa firme dos interesses legítimos dos servidores, independente das posições políticas e ideológicas de cada servidor. Por isso, reafirmamos nossa postura pelo diálogo com a nova secretária. Vamos apoiar suas ações que venham a fortalecer o Sistema Único de Saúde e garantir condições adequadas de atendimento por parte dos profissionais da área. Do mesmo modo, o SINDIBEL se colocará de forma crítica e contrária a qualquer medida de retrocesso nas políticas de saúde e de humanização do SUS-BH e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

Apontamos, inclusive, a necessidade urgente de nomeação de todos os aprovados no Concurso Público da Saúde, na Seleção Pública dos Agentes Comunitários de Saúde e na última seleção pública para agentes da zoonoses, com o redimensionamento para aumentar a equipe multidisciplinar que atua nas UPAs, CERSAMs e nos Centros de Saúde, principalmente nas salas de vacina. Nos CERSAM’s, em especial, é urgente o redimensionamento das equipes, sua qualificação estrutural e a garantia de melhores condições de trabalho e atendimento aos usuários para a sua missão de cuidar integralmente das pessoas com sofrimento mental.

O SUS-BH é uma conquista popular e coletiva! E o enfrentamento dos seus novos desafios deve ser feito através do fortalecimento das instâncias de gestão participativa e fiscalização, como os colegiados gestores, a Mesa Permanente de Negociação do SUS-BH e o Conselho Municipal de Saúde de BH.

Categories: Imprensa, RELEASE