ATENÇÃO GESTANTES

ATENÇÃO GESTANTES

O SINDIBEL realizou estudos técnicos e jurídicos sobre a situação das gestantes servidoras no contexto da transmissão comunitária do vírus da Varíola dos Macacos em Belo Horizonte,de outras doenças infectocontagiosas contagiosas e de condições de trabalho insalubres.

Em reunião realizada no último dia 25 de agosto, com presença da Diretoria de Gestão da Saúde do Segurado e Gerência de Saúde do Servidor da PBH, foi nos informado o entendimento desses setores da necessidade de afastamento das gestantes das atividades insalubres, considerando também posição do STF acerca do tema na legislação que rege a Consolidação das Normas Trabalhistas (CLT). 
Inclusive foi nos informado que essa já era uma ação adotada nas perícias médicas em caso de gestantes com atividades insalubres. Após a reunião, no entanto, foi nos informado que não houve um alinhamento no tema entre gestores de outras secretarias.

O SINDIBEL, reafirmando seu entendimento da necessidade de não exposição das gestantes a atividades insalubres independente do vínculo trabalhista , acordou a necessidade de alinhamento entre todas as secretarias da PBH e solicitou um retorno oficial sobre o tema até a próxima quinta-feira, dia 01/09.

Em seguida, faremos nova análise e orientação às trabalhadoras gestantes