ASSEMBLEIA GERAL DA ENFERMAGEM ENCAMINHA NOVOS PASSOS PARA A LUTA PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PISO NACIONAL EM BH

Em assembleia geral convocada pelo SINDIBEL na Praça da Estação ontem (24/08), enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se reuniram para debater e deliberar sobre a implementação do Piso Nacional da Enfermagem em Belo Horizonte. A Lei Federal 14.434 estabeleceu, em 4 de agosto de 2022, valores para o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. O SINDIBEL avalia que as lacunas na Lei Federal podem impactar diretamente na forma como a PBH vai aplicar a lei no município.

Com a Emenda Constitucional 124 de 14 de julho de 2022, os municípios passaram a ter o prazo “até o final do exercício financeiro em que for publicada a lei de que trata o § 12 deste artigo” para adequar a remuneração dos cargos ou planos de carreiras para a atender aos pisos estabelecidos para cada categoria profissional. Portanto, a PBH será obrigada a aplicar os novos valores a partir de 1º de janeiro de 2023.

Durante a assembleia foram debatidos e deliberados as seguintes pautas de reivindicação para encaminhar à PBH:

1. Aplicar o Piso Salarial Nacional da Enfermagem no nível 1 da carreira com impactos em todos os demais níveis e para as mínimas jornadas previstas para cada cargo: 30h para Agentes e Técnicos de Serviços de Saúde e 20h para Enfermeiros.

Vejam como ficariam as tabelas salariais a partir de 1º de janeiro de 2023, tendo como referência o salário que será pago a partir de 1º de novembro de 2022 (já com a segunda parcela do reajuste):

1. Que os técnicos de enfermagem no cargo de Agentes de Serviços de Saúde possam receber os valores estabelecidos para técnicos de enfermagem
  2. Que os aposentados com paridade recebam os valores do Piso Salarial Nacional da Enfermagem
  3. Que os profissionais de enfermagem em contratação administrativa temporária recebam os valores do Piso Salarial Nacional

Ficou deliberado também durante a assembleia a convocação de um ato da categoria em defesa da implementação do piso e pela valorização dos servidores da enfermagem.

O sindicato já solicitou agenda com a PBH para discutir sobre a questão e irá convocar nova assembleia para apresentar para a categoria os pontos discutidos com a prefeitura logo que a reunião acontecer.

Seguimos na luta.

VEJA ABAIXO FOTOS DA ASSEMBLEIA: