INFORMES GERAIS PARA A SAÚDE: CONCURSO DA SAÚDE, ZOONOSES E EQUIPES DE VACINAÇÃO, DENTRE OUTROS ASSUNTOS

O SINDIBEL participou de reunião no dia 29/07 com a Secretária Municipal de Saúde, estavam presentes na reunião as coordenadoras do sindicato Ilda Alexandrino e Marília Araújo e o coordenador Bruno Pedralva. Dez pontos foram debatidos com SMSA durante a reunião e abaixo está o a sítese das respostas da secretária sobre cada um deles, veja:

1) Concurso

Cronograma está em execução. Não será divulgado publicamente pela PBH com argumento de que poderão ser feitos ajustes de acordo com demandas e problemas urgentes. Prioridade de escolha dos primeiros colocados TSS da nutrição será garantida.

2) Corte da Insalubridade

Não foi decisão da SMSA. O processo está nas mãos da SUGESP e do Prefeito.  SMSA está ciente das propostas dos trabalhadores e SINDIBEL.

3) Nomeações para supervisor de campo

SMSA já fez seu papel e aguarda nomeação pela SUGESP, que deve ocorrer no mês de agosto.

4) UPA Norte

SMSA ciente das denúncias feitas por trabalhadores, em especial a partir de um Dossiê feito pelo Sindicato. UPA que tem escala médica mais completa. Fez reunião com Moisés, Léo, Marília… assim que saíram denúncias. Tem que conversar com os dois lados para decidir. Atribui a erros de comunicação em diversos lugares. Pediu apoio à SUGESP para fazer um processo de formação no tema. Levamos alguns relatos de trabalhadores. Está em discussão trazer residências para as UPAs.

5)  Transferências/opção de 40h

Vai dar respostas individuais. Autorizada opção de 40h pela SMSA para pediatras das UPAs.

6) Profissionais de enfermagem Contratados para vacinação

Autorização para contratar 250 até final do ano, dentre os 331 atuais.

7) EPIs

Estão revendo fluxos e comprar EPIs de diferentes tamanhos e melhorar a distribuição.

8) Servidores com Síndrome Gripal

Solicitamos novamente mudança na Nota Técnica para retorno ao trabalho somente com 2 testes rápidos ou 1 PCR negativo.

9) Redimensionamento das UPAs e CERSAMs

Ainda em discussão.