SINDIBEL PARTICIPOU DE VISITA TÉCNICA PARA VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DO NAMSEP

Na última quinta feira, dia 27 de outubro, o SINDIBEL participou de visita técnica para verificação das condições sanitárias do NAMSEP(Núcleo de Atendimento às Medidas Socioeducativas e Protetivas).

Esta visita foi realizada mediante denúncia feita pelo sindicato ao gabinete da vereadora Macaé Evaristo e foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da CMBH.

Participaram dessa visita a coordenação do SINDIBEL, a vereadora Macaé Evaristo, a equipe do NAMSEP, a coordenação da regional centro sul, a Diretoria de Proteção social Especial da SUASS e conselheiras do CMDCA.

Na ocasião, foram discutidas as precárias condições de higiene no equipamento devido à ausência de um serviço de limpeza de forma contínua, a falta de telas de proteção nas janelas nas salas de atendimento, a inexistência de computadores para que a equipe técnica realize os atendimentos, dentre outros pontos.

Após amplo debate, foram retirados os seguintes encaminhamentos:

A vereadora Macaé Evaristo e CMDCA solicitarão agenda com a conselho gestor de integração do CIA (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional) para discussão da questão da segurança dos adolescentes para todo o prédio.

A disponibilização de um profissional, até dia 16/11/22, para realização de limpeza do espaço, de forma contínua.

A realização de um estudo a ser feito por uma profissional de arquitetura da SMASAC com a finalidade de apresentar alternativas / soluções. Esse retorno está previsto para ocorrer em até 15 dias.

A gestão do SUAS irá articular com o CMDCA a disponibilização de computadores de acordo com a necessidade total do local.

O SINDIBEL ressalta que outras ações foram feitas como denúncias nos Conselhos de Classe, Ministério Público e na Imprensa. Destaca ainda que a participação efetiva das servidoras (es) tem sido extremamente importante no processo de luta e defesa por Políticas Públicas e por melhores condições de trabalho.