Veja como foi a paralisação em homenagem a Shirlene Alves e os protestos após mais uma morte por Covid-19 entre profissionais da Saúde

Veja como foi a paralisação em homenagem a Shirlene Alves e os protestos após mais uma morte por Covid-19 entre profissionais da Saúde

Nesta segunda-feira, trabalhadores e trabalhadoras da Saúde de Belo Horizonte fizeram uma paralisação de 10 minutos em várias unidades de saúde da capital em tom de protesto após a morte de Shirlene Alves, a quarta técnica de enfermagem a falecer por Covid-19 em BH.

Além de exigir atenção especial e testagem em massa da categoria, os servidores e as servidoras homenagearam Shirlene, que faleceu na última sexta-feira em decorrência do novo coronavírus e lembraram dos demais profissionais que já nos deixaram em meio a luta contra a doença.

Além de Shirlene, o novo coronavírus já ceifou as vidas de Gerônimo Batista Pires, que era lotado na UPA Barreiro, José Célio da Silva, do HOB. Além dos três, morreu nesta semana a técnica de enfermagem Josielle dos Santos, que era terceirizada na UPA Centro Sul. Já são quatro mortes só na Rede SUS-BH. Ao todo, em Belo Horizonte, já são 7 profissionais da enfermagem que perderam a vida nesta pandemia.

Shirlene fazia parte do grupo de risco por ter diversas comorbidades como hipertensão, asma, diabetes e obesidade, mas não havia sido afastada de suas atividades. Ela trabalhou no dia 7 de agosto, quando sentiu falta de ar e, no dia 8, foi internada na UPA Justinópolis. No dia 9 ela foi transferida para o CTI do Hospital Eduardo de Menezes, onde faleceu às 2h desta sexta-feira (14). 

Por isso, continuamos lutando para que os profissionais que integram o grupo de risco sejam afastados e para que ocorra a testagem ampla de todos estes trabalhadores.

Veja abaixo o vídeo com os atos que ocorreram simultaneamente em várias unidades de saúde de BH:

Categories: Saúde