Concluída a primeira edição do Curso de Formação de Representantes Sindicais do SINDIBEL

Cerimônia de entrega dos certificados contou com homenagem ao servidor Sr. Francisco Antônio de Souza Jorge por uma vida dedicada aos trabalhadores da Prefeitura de Belo Horizonte e ao sindicato

A noite desta quarta-feira, 11 de setembro, foi considerada uma das mais quentes de 2019 em Belo Horizonte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte – SINDIBEL, o calor que tomou conta do auditório foi intensificado pela excitação de 50 servidores públicos que receberam o certificado de conclusão do 1º Curso de Formação de Representantes Sindicais promovido pelo sindicato.

Ao longo de 4 módulos, mais de 100 participantes buscaram fortalecer a identidade de classe e possibilitar uma formação que potencialize as lutas por direitos dos servidores e empregados públicos municipais de Belo Horizonte.

O presidente do SINDIBEL Israel Arimar de Moura ressaltou a importância da formação sindical para a consolidação da luta da classe trabalhadora e agradeceu aos envolvidos no curso. “Estamos enfrentando um momento difícil no país, de perda de direitos e perseguição às minorias. E agora, mais do que nunca, é importante formar servidores com capacidade para orientar e defender os companheiros que estão espalhados pelos equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte sofrendo com condições inadequadas de trabalho e assédio moral”.

Antes da entrega dos certificados para os formandos, foi feita uma homenagem ao Sr. Francisco Antônio de Souza Jorge por uma vida dedicada aos trabalhadores da Prefeitura de Belo Horizonte e ao sindicato. O diretor do SINDIBEL Bruno Pedralva leu um emocionante texto relatando a história de luta do Sr. Francisco pela democracia, justiça social e liberdade.

Com os olhos marejados e a voz embargada, Sr. Francisco agradeceu a homenagem. “Eu tenho certa dificuldade em me expressar, mas deixo aqui registrado o meu profundo agradecimento a todos. Quero pedir licença para estender essa homenagem a todos os meus companheiros que lutaram, foram torturados e assassinados na ditadura. Graças ao sacrifício deles hoje nós somos livres”.

A diretora de formação do SINDIBEL Aparecida Viana ressaltou a parceria com a Escola Sindical 7 de Outubro para o desenvolvimento da metodologia do curso.  “Somente com a organização e mobilização das entidades é que garantiremos os avanços necessários. O 1º Curso de Formação de Representantes Sindicais foi um sucesso nesse sentido e esperamos ainda mais inscrições de servidores para as próximas edições”.

A data exata da abertura das inscrições para a próxima edição do Curso de Formação de Representantes Sindicais do SINDIBEL será divulgada no site do sindicato.

Quem luta, conquista!

Categories: Notícias