SINDIBEL marca presença em seminário sobre Atenção Primária

Membros da diretoria do SINDIBEL e dos Núcleos de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem participaram nesta quinta-feira, 12 de setembro, do seminário “O Futuro da Atenção Primária em BH e no Brasil – Programa Médicos pelo Brasil e outras ações do governo Federal para APS e SUS”, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH), no auditório da entidade.

O encontrou avaliou as grandes mudanças em curso na Atenção Básica à Saúde do Brasil e no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das políticas propostas pelo Governo Federal.

De acordo com Bruno Pedralva, diretor do SINDIBEL e secretário geral do CMSBH, o debate deixou claro possíveis inflexões e retrocessos da política de saúde do governo Jair Bolsonaro. “A criação de uma agência privada para gerenciar a atenção primária no Brasil vai retirar poderes dos municípios e abrir espaço para terceirizações na contratação de profissionais da atenção primário em todo o Brasil”, explica.

Com a participação de representantes de diversos segmentos do SUS-BH e do médico Daniel Knnupp, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, foram debatidos durante toda a tarde o Programa Médicos pelo Brasil, que até o momento não contempla Belo Horizonte, e também programa “Saúde na Hora” de ampliação de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.

O ex-secretário de saúde estadual, Fausto Pereira dos Santos, que também dirigiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), também participou dos debates. Também foi abordada a mudança no modelo de financiamento das Equipes de Saúde da Família (ESF) e a Emenda Constitucional 95, no contexto da conjuntura econômica e social do Brasil.

Categories: Saúde