SINDIBEL avança na revisão do PCCS da Saúde e na luta pelas 30 horas da Enfermagem

Representantes do Núcleo de auxiliares e técnicos de Enfermagem do SINDIBEL e dirigentes da área da Saúde no Sindicato se reuniram com o vereador Léo Burguês, líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, para tratar das principais demandas desses trabalhadores.

Na ocasião, eles colocaram de volta à mesa uma luta histórica da categoria: a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) da Saúde. Segundo a vice-presidente do SINDIBEL, Ilda Alexandrino, as negociações em torno da pauta não avançam desde 2012. O vereador, então, assumiu o compromisso de agendar uma reunião com os secretários do governo para tratar da pauta específica de revisão do PCCS. O SINDIBEL segue acompanhando o andamento destas tratativas.

Além disso, os representantes da Enfermagem e da Saúde no Sindicato também reivindicaram a criação de uma frente parlamentar em defesa da Enfermagem e o apoio ao Projeto de Lei (PL) 799/19, que institui um piso salarial municipal e estabelece a jornada de 30 horas semanais.

Ilda Alexandrino reforça que o PL é para que a redução de jornada aconteça sem redução de salários, com a manutenção do piso salarial, inclusive para os profissionais contratados. De acordo com a sindicalista, os salários da Enfermagem são cheios de auxílios e, no momento, da aposentadoria estes benefícios são retirados. “Todos os dias vejo colegas chegando ao Sindicato para pedir auxílio jurídico, pois o salário passa a não dar para as despesas. Não precisamos de penduricalhos, mas um salário digno e valorização”, afirmou.

Em audiência pública na Câmara, na última semana, centenas de auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros participaram do debate em torno da jornada de 30 horas e da instituição de um piso salarial para a categoria, composta por cerca de 7.800 profissionais em atuação nos órgãos da administração direta e indireta em Belo Horizonte.