Retrospectiva SINDIBEL 2020 – 1ª parte

O ano de 2020 não foi fácil para os trabalhadores. Além do surgimento do coronavírus, as servidoras e os servidores tiveram ainda que defender os seus direitos e as suas vidas. Foi um ano de muita luta para o SINDIBEL, mas também de conquistas e desafios.

Na nossa retrospectiva de 2020, que dividimos em duas partes, destacamos algumas ações e lutas que marcaram o ano.

Veja, abaixo, os destaques do primeiro semestre:

JANEIRO

– Após ações do SINDIBEL, a CMBH aprovou o PL 818/19 para garantir o pagamento de vales transportes e refeições em plantões extras nos serviços de urgência e o reajuste do Prêmio Pró-Família.

– O Sindicato também se reuniu com a fiscalização e a Secretaria Municipal de Política Urbana para dar andamento ao processo de negociação das demandas específicas da carreira dos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental de Belo Horizonte.

– E em decorrência das fortes chuvas de janeiro, que deixaram 13 mortos e dezenas de pessoas sem casa na capital, o SINDIBEL aderiu à campanha de doação e centralizou em sua sede um ponto de recolhimento de doações para as vítimas das chuvas.

– O Sindicato se reuniu com a SMSA para tratar dos problemas relacionados ao transporte sanitário

FEVEREIRO

– Em defesa da enfermagem, o SINDIBEL participou de uma audiência pública na CMBH para debater a implementação das 30 horas/semanais para os trabalhadores da área.

– O SINDIBEL realizou a eleição dos representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração e Fiscal do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Prefeitura de Belo Horizonte.

– Realização de assembleia dos ACS e ACE para avaliar a proposta de pagamento do piso salarial da PBH, que foi rejeitada pela categoria.

– Fruto da luta do Sindicato pelos direitos previdenciários dos servidores, o BHPrev atingiu a marca inédita de R$ 1 bilhão constituir patrimônio suficiente para honrar a aposentadoria e pensão dos servidores públicos.

MARÇO

– SINDIBEL realiza paralisação junto aos servidoras e servidores para garantir a aprovação dos projetos de lei que tratam do reajuste dos servidores referente aos anos de 2019 e 2020 e dos planos de carreira. Após isso, o reajuste dos servidores foi aprovado.

– Antes do surgimento dos primeiros casos de coronavírus na cidade, o SINDIBEL endossou coro à Marcha das Mulheres do dia 8 de março, importante movimento de luta para as servidoras de Belo Horizonte.

– A partir da segunda quinzena de março, estouraram os primeiros casos de Covid-19 e o SINDIBEL passou a emitir comunicados de esclarecimentos aos servidores sobre férias, teletrabalho e sobreaviso, além de dar início a uma série de cobranças à PBH para garantir os direitos dos trabalhadores e o fornecimento de EPI’s.

ABRIL

– SINDIBEL passa a contabilizar os profissionais de saúde com sintomas de Covid-19 , fazer visitas de fiscalização em unidades de saúde e emitir orientações aos grupos de risco e enquete junto aos ACS e ACE sobre a qualidade das máscaras então fornecidas pela BH.

MAIO

– SINDIBEL emite diversas ações para afastamento dos grupos de risco e garantir os EPI’s aos trabalhadores, e esclarecimentos sobre antecipação de férias e PL que congela os salários dos servidores.

– Sindicato organiza ato na Semana da Enfermagem em defesa dos trabalhadores e em homenagem aos profissionais da saúde que morreram vítimas do Covid-19.

– Ao receber a doação de 500 protetores faciais (Face Shields) produzidos na UFMG, o SINDIBEL doou o material à Secretaria Municipal de Saúde para serem distribuídos às equipes técnicas de Saúde da PBH em hospitais, UPAS e Centros de Saúde.

– O Sindicato também solicitou a ampliação de testagem dos trabalhadores, realizou a sua primeira live para falar sobre os desafios e a luta dos servidores públicos da PBH e produziu a proposta de alteração da alíquota previdenciária com o objetivo de tornar o tributo mais justo aos trabalhadores que recebem os menores salários.

JUNHO

– Sindicato realizou um protesto em frente à PBH contra a aprovação do projeto de alíquota única aos servidores.

– Sindicato denuncia transporte irregular nas ambulância do SAMU em plena pandemia.

– Começa a devolução do imposto sindical aos ACS.

– Sindibel denuncia esgotamento de leitos na rede pública de Belo Horizonte.   A segunda parte da retrospectiva, referente ao segundo semestre de 2020, será publicada na próxima semana.

Categories: Sem categoria