Dez entidades sindicais planejam ações em defesa do Piso Nacional da Enfermagem

Na última quinta-feira (10) foi realizada uma reunião presencial no auditório do SINDIBEL com a presença de dez entidades, dentre elas oito sindicatos que representam a enfermagem em Minas Gerais e duas Centrais, a CUT e Conlutas, deixando de lado eventuais diferenças e focando nos objetivos de lutas comuns.

Esta reunião foi de crucial importância, no momento em que forças reacionárias de alguns partidos políticos (Avante, Podemos, Patriota e Cidadania) vêm manipulando a categoria da enfermagem, usando o PL 2564/20 a respeito do Piso Nacional da Enfermagem e regulamentação da jornada de trabalho.

Foram acordadas decisões importantes, como a construção de um movimento unificado em nível estadual e nacional de Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais para a paralisação da Enfermagem, proposto para dia 30 de junho de 2021, caso o projeto não esteja em votação no Senado.

Também foi deliberado para a construção de um documento (para a categoria, população em geral e imprensa) desmascarando os falsos negociadores e a importância da enfermagem para saúde e para o SUS e também como um projeto na vida da categoria .

Foi decidida a participação dos Sindicatos mineiros na entrega de documentos ao Presidente da Assembleia Legislativa Agostinho Patrus na segunda-feira (14) às 14 horas e a participação do ato político geral do sábado (19), de maneira organizada.

Será colocada uma faixa em frente ao escritório do senador Rodrigo Pacheco em Minas Gerais. E será reativada a Frente Mineral em Defesa da Enfermagem e da Frente Nacional de Enfermagem.

O intuito é a organização da enfermagem com suas entidades de representação na luta pelo piso regional e regulamentação da jornada.

Categories: Saúde