SINDIBEL FAZ REINVINDICAÇÕES À SMSA/PBH DIANTE DE SOBRECARGA DOS CENTROS DE SAÚDE E UPAS!

O SINDIBEL apresentou pauta de reinvindicações imediatas diante do grave momento de surto de gripe e o aumento do número de casos de COVID-19 na capital. Na última semana, os CS e UPA’s atenderam 33.487 pessoas com síndrome gripal, um número maior do que o pior momento da pandemia em BH, no mês de março de 2020, quando atendemos 22.140 pessoas em uma semana.

Após discussões entre os trabalhadores, o SINDIBEL reivindica à PBH:

1. Valorizar os profissionais de saúde da PBH que, até o momento, não tiveram NENHUM tipo de valorização salarial mesmo diante da gravidade da Pandemia em BH e do imenso esforço para atender os cidadãos de BH, conforme nossa pauta de reinvindicações da Campanha Salarial 2021 (conferir as pautas da saúde e pautas gerais no link https://sindibel.com.br/2021/08/sindibel-apresenta-pauta-de-reivindicacoes-gerais-e-especificas-da-campanha-salarial-2021/);
  2. Abrir Centros de Testagem Pública para a população realizar o teste da COVID-19. Essa medida pode desafogar os CS e UPA’s, os únicos locais que fazem teste pelo SUS em BH;
  3. Instaurar um Plano de Contingência para os Centros de Saúde, com o adiamento de consultas eletivas (não-urgentes) para que os profissionais possam se dedicar às pessoas com queixas agudas, urgentes e sintomas respiratórios;
  4. Garantir as equipes completas e manter em número e em jornadas as equipes adicionais contratadas para a COVID, com a recontratação dos 335 enfermeiros contratados para vacinação e apoio ao atendimento de COVID-19 nos Centros de Saúde, visando mitigar a sobrecarga dos profissionais que atuam no sistema de saúde e a garantia de atendimento de qualidade aos pacientes;
  5. Ampliar pontos de vacinação (Igrejas, UMEIS, Shopping, etc), evitando a superlotação dos centros de saúde, visto que o aumento do número de pessoas com sintomas respiratórios no mesmo espaço de pessoas que estão apenas se vacinando, favorece o risco de propagação do coronavírus e da influenza;
  6. Presença de agentes de segurança fixos nos Centros de Saúde e UPA’s durante todo o horário de seu funcionamento.

Estamos em luta por melhores condições de trabalho e valorização!

Categories: PBH, Saúde