SINDIBEL PARTICIPA DE PLENÁRIA DE TRABALHADORES DO CMSBH SOBRE METAS E INDICADORES DA BCMI 20022

SINDIBEL PARTICIPA DE PLENÁRIA DE TRABALHADORES DO CMSBH SOBRE METAS E INDICADORES DA BCMI 20022

No dia 25/05/2022, de forma virtual, foi realizada a Plenária de Trabalhadores do Conselho Municipal de Saúde de BH (CMSBH) para discutir as metas e indicadores da BCMRI 2022. Participaram da discussão representantes da secretaria de saúde, representantes do SINDIBEL e trabalhadores. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas pertinentes da categoria e apontados encaminhamentos para tentar solucionar dificuldades no processo de trabalho e alcance das metas. O SINDIBEL, para garantir a transparência das informações, vem por meio desta nota tornar público os encaminhamentos aprovados em Plenária. 

Encaminhamentos da Plenária de Trabalhadores do CMSBH

  1. Criar um relatório de resultados dos indicadores para acompanhamentos dos ACE, AS e ACS, pelo menos de 4 em 4 meses, para apresentar aos agentes no local de trabalho.
  2. Verificar quais são os fatores que dificultam a supervisão do enfermeiro e reavaliar o fator caso não seja responsabilidade do ACS –não prejudicar os ACS em situações de ausência prolongadas de enfermeiros.
  3. Elaborar ferramentas para relatar mensalmente intercorrências no processo de trabalho ou no sistema que causem impedimento para alcançar as metas, que os agentes possam preencher.
  4. Ferramenta para justificar dias atípicos: reunião de equipe, escala interna ou externa que impeça a geração de produção, ausência de carro disponível, dias chuvosos.
  5. Não considerar afastamento por doença (atestado médico) como faltas para fins de cálculo das metas.
  6. Divulgar as apresentações feitas pela SMSA na plenária. 
  7. Divulgar link com os indicadores e termo de compromissos de resultados: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/planejamento/SUPLOR/Diretoria%20Central%20de%20Projetos%20Estrat%C3%A9gicos/BCMRI/SMSA/termo-de-compromisso-bcmri-smsa-2022.pdf.
  8. Cobrar da PBH o cumprimento imediato da PEC 09/22, que garantiu o piso salarial nacional de ACS e ACE em 2 salários mínimos – #PBHpagueopisojá!
  9. Garantir participação dos trabalhadores na definição de quais metas e indicadores vão fazer parte da BCMRI em 2023.

OBS: Salientamos que nenhum dos coordenadores do SINDIBEL participou da elaboração ou aprovação das metas e indicadores. Eles foram formulados pela SMSA e não foram apresentados com antecedência à Coordenação do SINDIBEL ou ao núcleo de representantes da categoria, apesar das cobranças. Na maioria das vezes, o termo de compromisso é divulgado primeiramente para a base através do portal do servidor.

Categories: Sem categoria