COORDENAÇÃO DO SINDIBEL ESTEVE EM VENDA NOVA PARA TRATAR DE SEGURANÇA DOS TRABALHADORES DO SUAS

Na última quarta-feira (03/08), fruto da organização do SINDIBEL, foi realizada mais uma importante ação na regional Venda Nova, para tratar da situação da segurança no local de trabalho, conforme demandado pelos trabalhadores. Participaram, além dos coordenadores do sindicato, Paulo Machado e Adriana Soares, os Secretários de Assistência Social, José Crus, da Segurança Pública, Genilson Zeferino e o Diretor Regional, Edson Pereira. Esta ação contou com a importante mobilização e participação expressiva das servidoras e servidores.

Foram apresentadas várias situações vivenciadas pelos profissionais durante a jornada laboral, tais como: número insuficiente de Guarda Municipal, ausência de rota de fuga em caso de episódio de violência, relatos de violência física e verbal no equipamento e outros fatores.

A gestão apontou alternativas para a tratativa da questão, ressaltando a importância de garantir a segurança de acolhida afiançada pela Política Pública de Assistência Social, articulada com a política de Segurança. Dentre as propostas apresentadas estão a capacitação continuada dos profissionais da Guarda Municipal, ampliação da ronda em horários estratégicos e instalação de câmeras de segurança. Os coordenadores do SINDIBEL ressaltaram a importância de criação de Protocolo para episódios de violência no trabalho com formulário onde as intercorrências sejam registradas de forma eletrônica tanto pelo servidor quanto pelo usuário. Este protocolo já é aplicado nos equipamentos da Saúde, o qual tipifica os tipos de violência: de gênero, física, patrimonial, psicológica, verbal e sexual.

Genilson Zeferino, da Secretaria de Segurança, comunicou que este protocolo tem sido aplicado nos Centros de Saúde, UPAs e HOB. Foi ressaltada pela coordenação do sindicato a necessidade deste instrumento ser adequado às especificidades dos Serviços da Assistência Social. O Secretário José Crus informou que este instrumento será avaliado pela gestão para viabilidade de aplicação no SUAS.

O SINDIBEL segue atento às demandas apresentadas pelos servidores e cobrando da gestão condições adequadas de trabalho para melhor oferta das políticas públicas ao cidadão.

VEJA ABAIXO FOTOS DA REUNIÃO:

Participe e acompanhe as ações do sindicato! Quem luta conquista!