VIOLÊNCIA CONTRA MÉDICA PSIQUIATRA NO CS MANTIQUEIRA REVOLTA TRABALHADORES

No final da tarde da última sexta-feira, dia 7 de outubro, uma médica psiquiatra do CS Mantiqueira foi injustamente acusada de omissão de atendimento e conduzida para a delegacia pela Polícia Militar. Pela apuração feita pelo SINDIBEL junto à médica e aos colegas servidores de diversas categorias da unidade que presenciaram todo o ocorrido, a acusação não estava embasada na realidade, pois o paciente e sua família já haviam sido atendidos pela psicóloga da unidade e, naquela mesma tarde, pela própria psiquiatra.

A ação da família de chamar a Polícia Militar foi justificada com um argumento de que a psiquiatra havia recusado atendimento por que a família votava em um determinado candidato à presidência. Tal fato não procede, pois o paciente havia sido atendido e o caso, que não se configurava como uma emergência psiquiátrica, continuaria sendo conduzido por toda a equipe multiprofissional do Centro de Saúde. Além disso, durante a consulta, a psiquiatra apenas explicou à família sobre a importância de defender e fortalecer o SUS.

O que chamou ainda mais a atenção dos colegas foi que os agentes da PM envolvidos no caso não atenderam aos apelos da gerente da unidade, dos profissionais da unidade e da própria psiquiatra para solucionar o problema com diálogo na própria unidade. E, na delegacia, após horas de espera e intimidação da colega, compareceu à delegacia o atual vereador de Belo Horizonte  Nikolas Ferreira, eleito deputado federal, que ainda postou em suas redes sociais a acusação falsa de omissão de atendimento. A situação só não foi mais grave graças à intervenção de um advogado criminalista que compareceu à delegacia acionado pelos colegas da unidade.

O SINDIBEL está em contato com a colega servidora e prestando apoio. A servidora está afastada e não há previsão de retorno ao trabalho. Além disso, o sindicato compareceu ao Centro de Saúde na manhã de segunda-feira, dia 10 de outubro.  Em comum acordo com servidores, está construindo ações de defesa da colega, dos trabalhadores e do SUS junto à comunidade, às comissões de direitos humanos da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa.

A médica psiquiatra é uma servidora de carreira, dedicada e muito envolvida com o trabalho e seus usuários.  Entendemos que essa agressão contra a colega é uma agressão a todas as trabalhadoras e trabalhadores do SUS-BH! É uma agressão contra os usuários, gestores e trabalhadores que constroem o SUS e as políticas antimanicomiais na saúde mental. Por isso, faremos um Ato pela Paz em frente ao Centro de Saúde Mantiqueira no dia 18 de outubro, às 10h.