Veja como foi o ato em memória de Márcia Aquino, a primeira ACS vítima fatal da Covid-19 em BH

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (SINDIBEL) fez, nesta segunda-feira (28), um ato em homenagem a Márcia Aparecido Aquino de Oliveira. Ela foi a primeira Agente Comunitária de Saúde (ACS) a morrer pela covid-19 em Belo Horizonte.

O ato, que contou com a presença não só dos servidores e servidoras da Saúde, mas também de colegas e familiares de Márcia aconteceu na entrada do Centro de Saúde Dom Joaquim, no bairro Fernão Dias, na região Nordeste de Belo Horizonte.

Veja, no vídeo abaixo, como foi parte da homenagem a Márcia:

A servidora estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Unimed desde o dia 23 de setembro. Colegas contam que a vítima era muito querida e atuante no local onde trabalhava e também integrava a comissão local de Saúde. Ela deixa três filhos.

Já são pelo mais de 80 ACS’s infectados pelo coronavírus segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, sendo esta, a segunda categoria profissional da Prefeitura de Belo Horizonte mais atingida pela doença. A primeira categoria mais afetada é a dos técnicos de enfermagem.

Márcia é a 4ª profissional de Saúde da PBH vítima da doença e a 12ª profissional de saúde morta pela Covid-19 na capital.

Os Agentes Comunitários de Saúde ficaram sem receber os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) até o dia 27 de maio, quando, por decisão da Justiça em ação impetrada pelo SINDIBEL (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte), a PBH passou a ser obrigada a fornecer os equipamentos para a categoria. Os agentes também foram colocados em férias coletivas a partir de 13 de abril até o dia 27 de abril.