SINDIBEL sinaliza paralisação de servidores da saúde contra privatização do SUS

SINDIBEL sinaliza paralisação de servidores da saúde contra privatização do SUS

Após o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes assinarem o decreto 10.530 determinando à iniciativa privada a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, houve uma grande comoção nacional em defesa do SUS, fazendo com que o presidente revogasse temporariamente o decreto. No entanto, para nós, servidores da Saúde e brasileiros usuários do SUS, fica clara a intenção do governo federal. 

Por isso o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (SINDIBEL) irá reunir a sua diretoria na próxima quinta-feira, 5 de novembro, a fim de definir como será a convocação dos trabalhadores da saúde de Belo Horizonte para uma paralisação nas próximas semanas em defesa do SUS. 

“Estamos em alerta. Estão querendo privatizar o SUS. Nesta pandemia, a maioria dos brasileiros conseguiu ver o quanto é importante um Sistema Único de Saúde. Se não fosse o SUS, ao invés de termos 150 mil brasileiros mortos pela Covid-19, provavelmente teríamos uma tragédia ainda maior com milhares de pessoas morrendo em casa sem acesso aos serviços básicos de saúde”, explica o presidente do SINDIBEL, Israel Arimar de Moura. 

A parceria com a iniciativa privada para reformas e obras nas unidades de saúde já existe. O que pode ter passado despercebido no decreto é a possibilidade das unidades serem operadas por empresas, deixando clara a intenção de privatizar o SUS.

Veja abaixo a manifestação do presidente do SINDIBEL sobre o tema:

Categories: Saúde