Imprensa repercute questionamentos do SINDIBEL ao plano de vacinação em BH

Desde a chegada de doses das vacinas contra a Covid-19, o SINDIBEL tem questionado a prefeitura sobre os critérios para a distribuição de imunizantes. Em mais de uma vez, o presidente do Sindicato, Israel Arimar de Moura, denunciou que não há prioridade clara por parte da prefeitura na imunização.

Em entrevista à TV Globo, Israel fez questão de lembrar que o plano municipal de vacinação não contempla categorias que estão muito expostas à infecção pelo vírus e que são essenciais para o funcionamento da cidade. Os Guardas Municipais e os servidores da SLU, por exemplo, não estão citados no programa da PBH.

“Quantos profissionais foram vacinados e quem são esses profissionais? (Que a prefeitura) também faça um reajuste aí neste cronograma porque tem setores que são essenciais, estão aí na rua trabalhando e não estão previstas aí no processo de vacinação”, afirmou Israel.

Na semana passada, o SINDIBEL enviou um ofício ao Executivo com estes questionamentos. Outra demanda, que também já repercutiu na imprensa, é com relação aos trabalhadores das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A prefeitura escolheu imunizar todos os trabalhadores de hospitais, privados ou públicos, nesta primeira fase, deixando a atenção primária de fora. Na visão do SINDIBEL, isto é incorreto, pois a porta de entrada dos casos está exatamente na atenção básica.

“É ali (na UBS) que ele recebe, que a pessoa chega gripada com algum sintoma e que ela é encaminhada para a UPA muitas vezes. Todas as unidades dos centros de saúde estão de fora desta primeira fase. Enquanto isso, os hospitais, alguns que não estão na linha de frente, estão garantidos”

Israel Arimar de Moura – Presidente do SINDIBEL

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não refez um plano de vacinação que contemple os centros de saúde ou as categorias citadas pelo SINDIBEL, mas se comprometeu a fazê-lo. Para evitar que haja demora neste processo, diretores da área da Saúde do Sindicato participaram, na semana passada de reunião do Conselho Municipal de Saúde.

A ideia é que, com o conselho informado, e com os questionamentos levados ao Conselho e a MESUS-BH (Mesa Permanente do SUS) o tema seja tratado com celeridade pelo Executivo.

Veja as reportagens sobre os questionamentos do SINDIBEL:

MG2 – Sindicatos questionam critérios de distribuição de vacinas entre hospitais

Sindicato dos servidores municipais de BH questiona prioridades no plano de vacinação

Vacina para todos e vacina já. Nenhuma vida a Menos!