Carta aberta dos servidores e servidoras do município de Belo Horizonte

Carta aberta dos servidores e servidoras do município de Belo Horizonte

Ao Povo de Belo Horizonte,

A situação da pandemia de Covid-19 em Belo Horizonte é grave. Apesar de o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte adotarem algumas medidas restritivas, elas ainda não foram suficientes para conter a rápida evolução da doença, com um aumento assustador do número de casos e ocupação de leitos de CTI e enfermaria.

Na última semana, acompanhamos situações dramáticas com pacientes intubados em todas as Upas, falta de pontos de oxigênio, pacientes aguardando dentro de ambulâncias do SAMU, lotação máxima em salas de emergência, escalas de técnicos de enfermagem desfalcadas, redução do horário de almoço de alguns servidores para 30 minutos.

A solução efetiva é disponibilizar vacina para toda a população. Enquanto isso não acontece, a única alternativa para evitar um genocídio em andamento, com quase três mil mortos por dia, é manter o distanciamento social. Ainda que se criem mais leitos no sistema hospitalar, chegamos ao ponto, seja por adoecimento ou por cansaço, de não termos profissionais de Saúde suficientes para atender a demanda da população. 

Neste momento, qualquer um que sem a garantia das vacinas defenda a normalidade apenas por razões econômicas está defendendo seus interesses financeiros jogando com a vida da população. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte — SINDIBEL — espera que haja responsabilidade das autoridades com a vida da população.

Além desta carta, compartilhamos com todos um vídeo com depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente no combate à Covid-19 em Belo Horizonte. Assista:

Tagged: ,