Veja como foi a reunião dos TSS da Zoonoses e conheça as principais demandas da categoria

Nessa quinta-feira (18), o SINDIBEL realizou uma reunião com o grupo de Técnicos Superiores de Saúde (TSS) de Zoonoses que atuam nos Distritos, no Laboratório de Zoonoses e nos Centros de Esterilização de Cães e Gatos e com o diretor de Zoonoses Eduardo Gusmão. O objetivo foi discutir as propostas de mudanças emergenciais no processo de trabalho da categoria frente ao contexto de agravamento da pandemia de COVID-19. A vice-presidente do Sindicato, Ilda Alexandrino, e a diretora de Saúde, Cleide Donária, atuaram como interlocutoras e apoiadoras dos trabalhadores na reunião.

A primeira proposta apresentada pelos servidores foi a adoção de escala de trabalho em todos os setores com 50% da equipe presente e os demais profissionais em teletrabalho. O gestor informou que o rodízio já vinha sendo discutido no âmbito da SMSA e que brevemente será publicado um ofício contemplando esse ponto.

O segundo ponto sugerido foi a adoção de escala mínima nos Centros de Castração com apenas um veterinário por dia e redução de 50% da agenda (10 animais por dia). A Diretoria de Zoonoses acatou a proposta.

Já a terceira proposta foi a suspensão de atividades que representam maior exposição dos trabalhadores em situações que não permitem o distanciamento social, como reuniões presenciais, monitoramento das atividades de campo, alta de animais agressores no monitoramento antirrábico, investigações ambientais, vistorias em imóveis, banhos carrapaticidas em equinos, aplicação domiciliar de ivermectina em cães e gatos, vigilância acarológica e avaliação de gatos com suspeita de esporotricose.

O Diretor ponderou que essa lista abrange grande parte das atribuições da categoria e que haveria dificuldade em suspender totalmente as atividades. O grupo interpôs que a suspensão estaria justificada pela situação extrema em que chegamos na pandemia, em um contexto no qual até mesmo as cirurgias eletivas estão sendo evitadas. Foi sugerido que essas ações sejam ao menos contingenciadas. Esses pontos serão apreciados pela Diretora de Zoonoses e serão encaminhadas para discussão no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

O grupo de TSS também ponderou que todas as alterações no processo de trabalho porventura adotadas deverão ser periodicamente reavaliadas de acordo com o cenário epidemiológico e a conclusão do esquema vacinal da categoria.

E o mais importante: a categoria clama por uma definição da data de vacinação dos TSS biólogos e veterinários, que foram preteridos na vacinação das equipes das UBS e se encontram expostos ao adoecimento durante suas atividades laborais.

Categories: Notícias, Zoonoses