Veja a resposta da SUGESP aos ofícios enviados pelo SINDIBEL sobre vacinação e cadastramento para as áreas de limpeza urbana, fiscalização, assistência social e guarda municipal

Veja a resposta da SUGESP aos ofícios enviados pelo SINDIBEL sobre vacinação e cadastramento para as áreas de limpeza urbana, fiscalização, assistência social e guarda municipal

Em resposta aos ofícios enviados pelo SINDIBEL solicitando informações sobre vacinação e cadastramento para as áreas de limpeza urbana, fiscalização, assistência social e guarda municipal, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP) respondeu no dia 9 de abril com o seguinte e-mail:

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNOV), conforme esclarece  em seu texto, “foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunizações [do Ministério da Saúde], com apoio técnico-científico de especialistas na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis (Portaria GAB/SVS n° 28 de 03 de
setembro de 2020), pautado também nas recomendações do SAGE – Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (em inglês, Strategic Advisor Group of Experts on Immunization) da OMS”.

Considerando a análise dos grupos de risco feita no próprio PNOV e tendo em vista o objetivo principal da vacinação contra a Covid-19, o Plano relata que “foi definido como prioridade a preservação do funcionamento dos serviços de saúde; a proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença; a proteção dos demais indivíduos vulneráveis aos maiores impactos da pandemia; seguido da preservação do funcionamento dos serviços essenciais”.

Assim, o PNOV estabeleceu uma sequência hierarquizada de grupos a serem vacinados, na ordem em que aparecem, sendo imperativo que tal sequência e grupos sejam observados pelos Estados e Municípios para fins de operacionalização da estratégia de vacinação local.

Considerando a realidade local e a especificidade de outros grupos não incluídos no Plano Nacional, Belo Horizonte também considera prioritária a vacinação dos grupos descritos na sequência daqueles definidos pelo
Ministério da Saúde, o que está sendo consultado junto às instâncias competentes para que seja possível efetivar essa priorização.

Além disso, para dimensionamento real dos grupos prioritários, a SMSA está realizando estudos e organizando o cadastro diretamente com as instituições ou entidades relacionadas responsáveis ou contratantes do público de cada grupo listado no quadro abaixo. As informações serão atualizadas somente por meio do portal da SMSA.

A SMSA já solicitou aos órgãos vinculados aos profissionais listados no grupo prioritário o preenchimento institucional de planilha para construção de dado com estimativa de público a ser vacinado. Informamos que os dados serão cadastrados pelos responsáveis de cada órgão e não pelos profissionais, sendo orientado o cadastramento dos profissionais ativos que atuam na linha de frente dos serviços essenciais.

Em relação aos guardas municipais, já inseridos no grupo prioritário de forças de segurança e salvamento, a vacinação foi iniciada nesta semana de forma gradativa, onde novas informações poderão serão comunicadas pela Guarda através da intranet da corporação.

Outras questões relacionadas à vacinação no município podem ser acompanhadas pelo link abaixo onde constam:

– Calendário de vacinação;

– Status da vacinação dos grupos prioritários;

– Status do cadastramento dos grupos considerados prioritários pela PBH, e que foi solicitada a inclusão destes no PNOV.

– outras questões afetas à vacinação.

https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19