🚨 EM BELO HORIZONTE ACE E ACS JÁ TEM SINDICATO 🚨

No último sábado (11), o Agente de Combate a Endemias, João Rodrigues Pinheiro Filho, conhecido por muitos como, João, junto com aproximadamente cinco outros trabalhadores de Belo Horizonte e outros tantos de Nova União, se reuniram em assembleia para criar o sindicato dos ACE e ACS de Minas Gerais.

Todo o procedimento foi irregular, primeiro não existe ACS e ACE estadual, cada ACS e ACE está no seu município e na maioria representados por um sindicato próprio. Segundo, a discussão sobre criar um sindicato deve ser precedida, se for algo sério, de ampla discussão com toda a categoria, o que não foi feito.

Após terem convocado assembleia, ainda que sem ampla divulgação, o Sindibel, que representa os ACE e ACS em Belo Horizonte além de servidores de vários outros municípios, compareceu à assembleia. Cancelada pelos próprios autores da convocação, em razão conforme constado em ata de: local divergente do que foi convocado no edital e da lista de presença sem cabeçalho.

A verdade é que cancelaram porque se houvesse uma votação a maioria dos ACE e ACS presentes iriam reprovar a proposta em discussão.

SINDICATO NÃO É AVACALHAÇÃO

Para se criar um sindicato existem normas que não foram seguidas, além dos vícios reconhecidos pelo próprios autores. Para se criar um sindicato é necessário respeitar a base territorial onde já existe representação, constando no edital a exclusão de todos os municípios que legalmente já representam a categoria, como é o caso de Belo Horizonte.

Na assembleia que estava se iniciando com pouco mais de 10 pessoas, querendo se auto denominar representante de milhares de ACE/ACS que não foram consultados, o primeiro fato estranho verificado pelos companheiro de Belo Horizonte e de outras cidades que lá foram para cobrar explicações, foi uma lista de presença sem cabeçalho, onde o primeiro nome que encabeçava era o de Robson Itamar, ex-presidente do Sindibel.

Esse fato é estranho por dois motivos: primeiro que Robson Itamar não é da categoria, segundo porque como é sabido pela maioria dos ACE e ACS de Belo Horizonte, até a pouco tempo, João Rodrigues, tinha severas críticas ao ex-presidente, inclusive alegando que os ACE e ACS não se tornaram estatutários por culpa de Robson.

Todos sabem da luta dos ACE e ACS junto com o Sindibel, um sindicato sério, onde não tem espaço para que decisões em nome da categoria sejam tomadas por uns poucos, qualquer decisão é precedida de assembleias e plenárias, amplamente divulgadas.

Cópia da ata que encerrou a assembleia:

_Seguimos na luta_ ✊

Categories: ACS e ACE, Notícias