Imprensa repercute manifestação de servidores pelo direito à vacinação em BH

O ato promovido pelo SINDIBEL nesta quarta-feira, dia 24, exigindo da prefeitura a vacinação dos servidores de áreas que estão com alta exposição ao coronavírus repercutiu na imprensa. Os jornalistas chamaram a atenção para a denúncia feita pelo Sindicato de que o Plano Municipal de Vacinação sequer cita categorias essenciais.

Garis da SLU, trabalhadores da limpeza urbana e da coleta de lixo, fiscais de controle urbanístico e ambiental, assistência social, zoonoses e técnicos superiores em saúde são alguns dos profissionais que sequer estão previstos de serem imunizados. Prova do descaso da Secretária Municipal de Saúde com os trabalhadores, uma vez que até caminhoneiros estão no plano para receberem as doses.

A BandNews FM debateu o tema com os ouvintes no Jornal BandNews Minas 1ª edição desta quinta-feira. No programa, os jornalistas chamaram a atenção para dois pontos do ato: primeiro, a pressão feita pelos trabalhadores, que não pararam de trabalhar desde o início da pandemia, e depois a notificação extrajudicial feita pelo SINDIBEL ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado.

Escute a reportagem da BandNews FM sobre o ato dos servidores pelo direito a vacinação

O portal G1 também lembrou que o SINDIBEL está atento às demandas da cidade. A reportagem do site lembrou que o Sindicato está assustado com a desculpa da prefeitura, de jogar a culpa no governo federal e deixar de fora até trabalhadores do comércio para priorizar militares.

O jornal Hoje em Dia também deu destaque ao ato. Nele, o presidente do SINDIBEL, Israel Arimar de Moura, explicou, em entrevista, porque teve que fazer a notificação ao ministro e ao secretário. ““Esse ato hoje é simbólico. Não estamos pedindo para furar a fila da vacinação. A nossa demanda é que trabalhadores essenciais foram esquecidos, não estão nem na previsão do Plano de Vacinação”, afirmou.

“A argumentação da prefeitura é que eles seguem o Plano Nacional (de Vacinação). Então, fizemos a notificação extrajudicial ao ministro (da Saúde) e ao secretário de Saúde de Belo Horizonte”

Israel Arimar de Moura, EM ENTREVISTA AO HOJE EM DIA

Outros veículos que compartilharam conteúdos sobre o ato foram o Brasil de Fato e o Minas Ninja. Veja e ouça o conteúdo sobre o protesto: