ATENÇÃO TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O sindicato tem recebido várias denúncias de trabalhadoras e trabalhadores quanto ao aumento de casos de COVID nos equipamentos da Assistência Social. Diante dessa grave situação, o sindicato solicitou agenda com a gestão do SUAS. Nesta quarta-feira, 26/01, aconteceu a reunião com o SINDIBEL, a gestão do SUAS e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do FMT e do SINTIBREF.

Dentre os pontos discutidos e apresentados estavam o elevado número de contaminação de servidores nas unidades, dificuldade de consulta e testagem, ausência de orientação das chefias imediatas em como proceder no caso de servidores com sintomas e a necessidade de implementação de teletrabalho ou forma híbrida.

O sindicato, reforçou a importância das seguintes ações:

1. Criação de um protocolo de conduta para surtos de COVID específico para a Assistência Social;
  2. Elaboração de uma nota técnica única com condutas na ocorrência de servidor com sintomas respiratórios. Essa medida possibilita que gestores e trabalhadores tomem as decisões mais adequadas para proteger a saúde da trabalhadora e do trabalhador;
  3. Regulamentação do teletrabalho no SUAS neste contexto da pandemia, conforme portaria 001/22, expedida pela SMPOG;
  4. Ampliar oferta e agilidade da testagem;
  5. Revisão dos EPIs e EPCs, inclusive com máscaras N95, considerando a circulação da variante ômicron;
  6. Comando único com informações de forma ágil para todos os serviços do SUAS diante da crise.

A gestão do SUAS comunicou que tem seguido os protocolos sanitários do município e tem mantido diálogo constante com a Secretaria Municipal de Saúde.

O sindicado reforçou a importância para que as ações de combate e enfrentamento ao COVID sejam construídas de forma democrática com a participação efetiva das trabalhadoras e trabalhadores, uma vez que estes conhecem a realidade local e constroem diariamente a política pública de Assistência Social.

SINDIBEL segue cobrando da gestão do SUAS a criação de protocolo específico com fluxos definidos em caso de contaminação e/ou apresentação de sintomas e ressalta a importância de os servidores efetuarem denúncia pelos canais de comunicação do sindicato quanto as condições de trabalho.

Leia na íntegra a publicação do SINDIBEL referente as orientações para os servidores da administração direta em caso de síndrome gripal, clicando no link abaixo: