SINDIBEL REALIZA REUNIÃO COM SMSA PARA TRATAR DE MEDIDAS DE CONTINGENCIAMENTO NO SISTEMA DE SAÚDE DE BH

SINDIBEL REALIZA REUNIÃO COM SMSA PARA TRATAR DE MEDIDAS DE CONTINGENCIAMENTO NO SISTEMA DE SAÚDE DE BH

A coordenação de saúde do SINDIBEL esteve em reunião hoje, 24/01, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para falar sobre a situação do sistema de saúde da capital. Entre as pautas discutidas está um plano de contingência, com a atualização emergencial da Nota Técnica nº 007, priorizando os casos urgentes e agudos.

Cada unidade, com a sua realidade diária e de acordo com o quadro de funcionários, se tiver que fechar setores está autorizado. Além disso, é possível também a solicitação de apoio das equipes multidisciplinares nos demais atendimentos e registros, priorizando os profissionais da enfermagem para atendimentos na linha de frente.

Outro ponto discutido foi a ampliação de mais unidades para atendimento à população. A SMSA informou que já existe autorização para ampliar as unidades e que o problema agora é conseguir profissionais para montagem das escalas. O secretário de saúde, Dr. Jackson, deu liberação para contratar profissionais, mas no momento a PBH não tem no banco de currículos profissionais da saúde suficientes para atender a demanda de contratação.

Sobre a ampliação dos centros de testagem, a equipe técnica da SMSA, já está em contato com a direção do Centro Universitário Una, que já atua com dois pontos alternativos de testagem, para verificar a possibilidade de mais locais em outras regionais.

Já a campanha de vacinação infantil, foi informado durante a reunião, será realizada exclusivamente nas escolas e de acordo com a disponibilidade de trabalhadores vai sendo ampliada.

Levamos também para SMSA a situação apresentada pelos servidores sobre a instabilidade e a dificuldade de realizar processos de trabalho no SISRED, como retorno recebemos que a ASTIS será acionada para verificar, mas que a dispensação de medicações não poderá ser interrompida, mesmo com o sistema inoperante.

A secretaria comunicou também que vai realizar alinhamento do almoxarifado com a ponta, para agilizar a comunicação a respeito dos insumos em falta na rede. Eles salientaram que há problemas com o fornecedor de papel toalha, mas o almoxarifado tem feito um remanejamento para atender as demandas. E sobre o capote de gramatura 30, eles afirmaram que não está em falta no almoxarifado

No que diz respeito às Academias da Cidade, a nota técnica atualizada hoje, estabelece o atendimento virtual onde for possível e os demais apoiar a assistência.

O sindicato citou ainda que os indicadores e metas do BCMRI estão sendo prejudicados pela atuação constante dos profissionais no apoio da organização das campanhas de vacinação. O SINDIBEL solicitou também urgência na nomeação dos concursados, visto que essa seria uma das medidas mais assertivas para mitigar os problemas que o sistema de saúde de BH enfrenta com a falta de profissionais da saúde.

Seguimos na luta pelas melhores condições de trabalho para todos os servidores e de atendimento de qualidade para todos.