Nota sobre a vacinação contra a Covid-19

Nota sobre a vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu apenas 120 mil doses de imunizante para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o que é insuficiente para a vacinação de todos os profissionais de saúde, servidores municipais e da população de BH. O SINDIBEL, assim como outras entidades, reforça a sua preocupação com a inércia do governo federal, que precisa agir para garantir a vacina a todos os cidadãos.

Após a divulgação do Plano Municipal de Vacinação, o SINDIBEL, fez questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde:

1) Quais profissionais da Atenção Primária à Saúde serão contemplados no Plano de Vacinação (membros das ESF, profissionais de apoio, equipes de saúde bucal, ACS/ACE, agentes sanitários, academias da cidade, NASF, equipes de saúde mental, equipes complementares, administrativos, profissionais da limpeza)?

2) Quando serão vacinados profissionais da saúde mental que atuam nos CERSAMs, SUP, Centros de Convivência e Equipes de Saúde Mental? E os profissionais da Rede de Atenção Secundária (URS, CEM, CEOs)?

3) Quando será a vacinação dos profissionais afastados por pertencerem a grupos de risco?

4) Quando serão vacinados os servidores públicos municipais de serviços essenciais que estão em trabalho presencial, como, por exemplo, na SLU, Assistência Social, Fiscalização, Guarda Municipal, Cemitérios e Zoobotânica?

5) Como vai ser o protocolo para vacinação da população?

6) Na logística de vacinação nos Centros de Saúde, qual a estrutura física de pessoal e a segurança planejada para este momento?

7) Qual a previsão da chegada de mais vacinas para BH?

O SINDIBEL também reivindica que sejam priorizados, na 1ª fase de vacinação, os profissionais da Atenção Primária, pois atendem diretamente diversas pessoas com sintomas da COVID-19 e, inclusive, casos confirmados.

O SINDIBEL aguarda retorno da gestão sobre essas demandas e reafirma sua posição de luta por #NenhumaVidaaMenos

Categories: Notas Oficiais, Saúde