Ato em protesto por ausência de categorias essenciais no plano de vacinação

Ato em protesto por ausência de categorias essenciais no plano de vacinação

Atenção, servidores e servidoras municipais! O SINDIBEL convoca todos os trabalhadores da coleta de lixo e da limpeza urbana de modo geral, da Assistência Social e da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental para um ato simbólico na entrada da Prefeitura de Belo Horizonte na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, das 12h às 12h30.

Estas categorias de trabalhadores e trabalhadoras estão na linha de frente por serem considerados serviços essenciais no município, mas foram deixados de fora do Plano Municipal de Vacinação.

Conforme divulgado no Plano Municipal, foi prevista a vacinação para os trabalhadores da Saúde, idosos e pessoas com comorbidades, e reiteramos que, de forma alguma, há qualquer questionamento quanto a isso.

Presidente do SINDIBEL convoca servidores e servidoras para protesto pela vacinação

Porém, tanto no plano nacional como no municipal, foi incluída a previsão de vacinação de outros setores e categorias como moradores de rua, população carcerária, trabalhadores da educação, trabalhadores do transporte marítimo e aéreo, motoristas de caminhão e trabalhadores da indústria. Mas ficaram de fora os Fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental, Garis, Assistentes Sociais, e outros trabalhadores como caixas de supermercado e atendentes de farmácia, profissionais que neste quase 1 ano de pandemia também arriscaram e continuam arriscando as suas vidas por serem considerados serviços essenciais.

O Sindicato já está tomando as medidas judiciais para cobrar esclarecimentos do Ministro da Saúde e do Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira (24) é importante a presença dos trabalhadores em ato simbólico de protesto em frente à PBH. O ato acontecerá de 12h às 12h30, respeitando todos os protocolos de segurança. Portanto, iremos disponibilizar álcool em gel e todos devem ir com máscaras e manter o distanciamento.

(Veja as categorias previstas no Plano Municipal de Vacinação em: prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19 )